A linhagem visual: Gravadoras

domingo, 1 de junho de 2008

A maioria dos novos (e antigos) fãs da cena Visual Kei já devem ter e percebido o quanto os selos e gravadoras são importantes para as bandas que estão começando.Minha intenção é, com este post, formar uma linha do tempo com as mais importantes.

Notas:

- Bandas se tornam Major quando deixam as gravadoras indies (independentes) e saltam para grandes gravadoras, como a Sony, Toshiba EMI etc.
É um grande passo para uma banda.Com isso ganham mais exposição na midia, recebem auxilio de produtores, e mais verba para gravação de videos, CDs, e tudo relacionado a banda.

- As bandas citadas em cada gravadora não especificam que elas ainda estejam ativas, muitas deles podem já ter acabado.

- Algumas bandas aparecem em duas gravadoras diferentes, isso que dizer que ela com o tempo acabou mudando de uma para a outra.

- Isso tudo deu muito trabalho, então leiam ! :P


Agora vamos ao que interessa:

- Free-Will (1986 - ): www.free-will.co.jp

É provavelmente a maior e mais antiga gravadora ainda na ativa.Foi fundada por Hiroshi "Dynamite Tommy" Tomioka, que era líder e vocalista da banda COLOR, primeira banda do selo.A gravadora abriga as principais bandas do atual cenário Visual Kei, e possui contrato com várias gravadoras major, como a Sony.

Para se ter noção do tamanho e poder da gravadora ela é dividida em vários sub-selos para melhor administrar as bandas. Alguns deles são:

* Firewall Div. – , Dir en grey

* Ism – Kannivalism

Isso é o que eu sei, mas deve ter mais, só que é difícil saber já que todas as informações estão em japonês.Outras bandas que fazem parte são the studs e 12012.

- Extasy Records (1986 - ): www.extasyrecords.co.jp

Gravadora fundada por Yoshiki Hayashi (X JAPAN).Formou, junto com a Free Will, um dos maiores impérios da cena Visual Kei, foi nela que lendas como LUNA SEA e ZI:KILL começaram a carreira.A gravadora tinha um evento anual chamado Extasy Summit, onde as bandas faziam shows para uma enorme público.

Em algum ponto a gravadora entrou em hiatus e parou de agregar bandas, mesmo assim continua com o status de lenda na cena Visual Kei.

Bandas: X JAPAN, LUNA SEA, Glay, Gilles de Rais, ZI:KILL, Die In Cries, The Zolge, EX-ANS, Tokyo Yankees, Ladies Room, Media Youth, Youthquake, SCREAMING MAD GEORGE & PSYCHOSIS, Zilch, ACID BELL, La Vie En Rose, THE HATE HONEY, HYPERMANIA, Virus.

- Matina (1997-2002):

Matina foi iniciada por Kisaki, sob a tutela da Free-Will, logo após o fim da banda La:Sadies.Tinha como foco as bandas da região de Kanto e foi a primeira grande gravadora underground do visual kei. A maioria das bandas possuía o tipo de som mais pesado e obscuro, que acabou se tornando o símbolo da sonoridade Visual Rock da segunda metade da década de 1990.

Matina não tinha nenhuma banda realmente famosa, o mais próximo disso, talvez, tenha sido Madeth Gray'll, mas sua importancia é inegável.Muitos artistas e bandas foram formados a partir dela, podendo citar Miyavi e Gazette como exemplos.O numéro de bandas que estavam agregadas ao selo é enorme, e esse provavelmente foi o motivo pelo qual Kisaki perdeu a rédeas e decidiu fechar.

A gravadora acabou cinco anos após o inicio, segundo Kisaki o motivo para o fim da gravadora foi que ela havia se tornado algo grande demais para que ele pudesse tomar conta, havia saído de controle.

Bandas: MIRAGE, Syndrome, Madeth Gray’ll, Das:vasser, GARDEN, Mist of Rouge, AZALEA, Vice†Risk, allure idea, Lubis Cadir, Sense of Shape etc.

- Soleil (1996 – 2002):

O selo foi criado por Kaiki, que havia sido baixista da banda Rouage, também sob a tutela da Free-Will.A gravadora estava situada em Nagoya, cidade muito importante para a formação do Visual Kei.

Um pouco parecido com a Matina, eles também possuiam uma sonoridade mais obsura, no entando se diferenciavam por seguiam uma linha mais melódica, alem de também fazer parte do grande circulo de gravadoras undergrounds.Todos os anos era organizado um evento chamado FACE OF SOLEIL, que reunia todas as bandas do selo (e também convidados) para um grande show.

Despois que a gravadora acabou Kaiki abandonou, de certa forma, a música, e até onde eu sei ele agora é um funcionário da Free-Will.

Bandas: La'mule, WITH SEXY, S, Birushana, MARRY+AN+BLOOD, Vasalla, CLeiR.

Key Party (1998 – 2002):

O selo foi fundado por H.L EURO e seu amigo J.P.HAL, ambos da banda SPEED-iD, ao que parece também possuiam apoio da Free-Will.

Provavelmente ela e a Matina foram as maiores gravadoras do meio underground.O grupo de bandas da Key Party era bem menor se comparado à gravadora de Kisaki, no entando possuia uma fanbase enorme e algumas das bandas conseguiram o status Major.Anualmente eles faziam grande evento chamado Hold Your Key, onde reuniam todas as bandas para tocarem juntas em em grandes casas de shows.

Em 2005 (nesse foi feito um DVD) e 2007 foram realizados um revival para a gravadora, mas como muitos dos integrantes das bandas simplesmente se retiraram do cenário musical foram chamados músicos suporte.Triste ver bandas como NeiL tendo apenas o baixista como músico original.

O selo acabou em 2002, e novamente eu não sei o motivo, mas provavelmente, assim como deve ter ocorrido com Soleil, pode ter sido pela queda da popularidade do Visual Kei no Japão.

Bandas: SPEED-iD, NéiL, Aliene Ma’riage, Noir Fleurir, Missalina Rei, Eliphas Levi, Lar~mia, NOi’X, CROWS.

- Krëis (1998 – 2007) Kränze (2007 - ) : www.kranze.net

A gravadora foi criada por Yukiya (DSIRE, posteriormente JILS e atualmente Kαin), porque ele sempre teve o sonho de se tornar um grande produtor musical.

Devem ter sido uma das menos conhecidas aqui no ocidente, no entanto sempre possuíram um dos grupos de banda mais fortes da cena.A seleção de bandas possuía um som mais leve, limpo e melódico, muitas veses com uma sonoridade mais triste, e bastante influenciados pelo New Wave e bandas da decada de 80.

O gravadora acabou em 2007 mas voltou no mesmo ano com o nome Kranzë.

Bandas (Kreis): DSIRE, JILS, Ize, Kyo-Mai, Blüe, Ray, Pleur, David Shito:aL, ENDLESS, Shelly Trip Realize.

Bandas (Kränze): Kαin, LOGiQ, Allport Diary, ENDLESS, the bullet.

- Loop Ash (2001 - ) www.loopash.com

Foi criada pelo guitarrista Michiru (ex S to M, MASK etc, muitas bandas) e pelo baterista Minamo (ex MASK), dois grandes nomes na atual cena Visual Kei.

Uma das gravadoras mais bem sucedidas atualmente.O selo abriga os mais variados tipos de bandas, que vai desde coisas fofas e bonitinhas até bandas realmente pesadas.Mas o foco de verdade é para as bandas mais alegres e felizes, ou seja, se quiser ouvir Oshare Kei não deixe de dar uma olhada na LOOP ASH.

A gravadora lança regularmente um CD chamdo Loop of Life, bem como um evento com o mesmo nome.

Bandas: Mask, Kamikaze Boyz, Kagerou, SCISSOR, -OZ-, v(Neu), Marusa, Mello, Modern Suit etc.

- UNDER CODE PRODUCTION (2003 - ): www.under-code.jp

Atual gravadora de Kisaki.Foi criada um ano após o fim da Matina.

Sem dúvida um império que agrega as maiores bandas do meio underground atual.Kisaki também organiza vários eventos, tanto para UNDER CODE quanto para outras gravadoras.Além disso ele foi uma das pessoas que seguraram o Visual Kei, lá pelo fim da década de 1990, um período em que mutos pensavam que seria o fim para a cena.

A gravadora possui, e possuiu, uma grande quantidade de bandas, algumas delas chegaram se tornar major.Ela também possui um subdivisão chamada Road Awake, feita apenas para bandas de hardcore punk e heavy metal.

Um evento chamado Hight Style Paradox é organzido todos os anos, neles atuam todas as bandas do selo (inclusive Road Awake), além de alguns convidado.

Bandas: 12012, Phantasmagoria, Vidoll, Kisaki Project, Nega, Dari, Siva, Chariots, E'm~grief~, ClearVeil, Arc, hurts, Kiboya Honpo, Pahya, Anjyu’ etc.


- SPEED DISK (2004 - ): www.xxxrecords.jp/speeddisk

Foi criada pelo dono da casa de show Takanobaba AREA, em Tóquio.

É uma gravadora relativamente nova, no entando já possui status tão importante quanto as mais antigas.Tembém é bem váriada, muito mais até do que a LOOP ASH.Tem banda de todo tipo, do tosco ao sofisticado.Se você é eclético e está em busca de algo diferente, não deixe de dar uma olhada nas bandas da SPEED DISK.

Bandas: Shulla, Fatima, LiZ, KuR, Lolita-23q, Ayabie, Moran, UnsraW, Wizard, Saruin, Tarrot, Branch, Pure Q&A, D=OUT etc.


- Sherow Artist Society: (2005 - ) www.artist-society.com

Criada pelo vocalista Kamijo, na época no Lareine e agora no Versailles.

A gravadora nasceu com a ajuda de Kisaki, e apesar de bem novo o selo já possui grande peso na cena.As bandas da Sherow costumam possuir visuais exuberantes e um som que geralmente é mais puxado para o rock/metal sinfônico.

Bandas: Versailles, Matenrou Opera, The UnForGiveness, Hizaki Grace Project, Juka, Metis Gretel, Dollis Marry, Kaya, Izabel Varosa, Lareine.


...

3 comentários:

Lucie disse...

Legal, só achei que faltou a Darkest Labyrint, do Kiwamu, apesar de não ser _hoje_ de vk, quando atendia pelo nome Cure, tinha bandas vk, tipo o BLOOD na fase vk deles, mimimi.

Daisuke .S. disse...

eu tentei focar as gravadoras mais significativas, e ainda faltaram mais, como a Anarchist Records ou a Sequence Records :~

Anônimo disse...

É bom conhecer mais as gravadoras, e acaba conhecendo a ligação das bandas, adorei.