A linhagem visual (...)

terça-feira, 6 de maio de 2008

(...) ou simplesmente Visual Kei, como preferirem.Muito se fala sobre o Visual Kei, mas pouco se sabe sobre a definição exata.O que seria ao certo ? Música ? Apenas visual ? Frescura ? Bem, vou começar a partir de hoje um pequena saga com o intúito de tentar deixar um pouco mais claro a idéia do que seria o Visual Kei.

Visual Kei é um movimento musical que surgiu por volta do início da década de 1980, o momento exato não se sabe ao certo, no entando tomo como base X JAPAN (inicio em 1982), D'ERLANGER (inicio em 1983) e BUCK-TICK (inicio em 1985) como as primeiras bandas do gênero.As três tinham bastante influencia do Glam Rock e fizeram bastante sucesso na cena underground japonesa, tanto foi o sucesso que formaram o primeiro nincho musical que pode-se chamar de proto-Visual Kei. No entanto as três bandas pouco tinham de semelhante, sonoramente, entre si.X JAPAN continuava com o estilo heavy metal, BUCK-TICK tinha um enorme influencia do post-punk, e o D'ERLANGER mudou a direção sonora para um misto de Hard Rock, Punk e Gótico.A única coisa que unia essas bandas era a tendencia visual.Dessa salada musical, e visual, nasce o Visual Kei.

O movimento em si, como deu para perceber, não diz respeito a um estilo sonoro, pois desde o início da cena as bandas tocavam os mais variados estilos musicais.Então podemos apenas concluir que o Visual Kei é uma cena cuja regra básica para se fazer parte é a ênfase no visual, podendo ser as vezes extravagante, outras vezes mais leve.A música fica a cargo da banda, pondendo ela tocar qualquer estilo, como o new metal, eletronico, jazz, punk, ou até todos eles !

Muitos percebem que mesmo não sendo um genero musical é fato que várias bandas de Visual Kei (a maioria) possuem uma semelhança sonora que pode ser facilemente percebida.É comum se referir a esse estilo sonoro característico como Visual Rock, que é uma herança sonora das bandas proto-Visual Kei.Não se sabe com certesa absoluta, mas acredita-se que foi D'ERLANGER quem criou o estilo musical Visual Rock.

Outras bandas que deram início a cena Visual Kei:

DEAD END (1984): Começaram como um banda comum de hard rock, mas com o passar do tempo mudaram para um hibrido de gothic rock, metal, new wave etc.Foi bastante popular e influenciou bandas como Janne da Arc, Siam Shade, LUNA SEA e La’Cryma Christi.



JUSTY-NASTY (1986): Era liderada pelo já experiente vocalista ROD, que já tinha sido de uma banda de trash metal (no mesmo estilo dos primeiros trabalhos do X JAPAN) um ano antes.A musicalidade do JUSTY-NASTY era semelhante aos primeiros trabalhos do BUCK-TICK.Tinham um grande amizade com a banda D'ERLANGER, chegando a fazer várias turnês juntas.



ZI:KILL (1987): Já vinha com influencias de D’ERLANGER e forte presença do Gothic Rock e Punk no seu som. A banda foi um verdadeiro “boom” na época.Influenciaram, entre muitos, Merry, Kuroyume, Plastic Tree e Kisaki (ex Phantasmagoria, Syndrome, Mirage etc).





SOFT BALLET (1989): Muitas os chamam de "Depeche Mode japonês", e não é mentira, o som deles é muito parecido com o da banda inglesa.Soft Ballet foi a primeira banda a realmente assumir o eletronico no Visual Kei.Serviram de inspiração para bandas como Velvet Eden e Pride of Mind.



Outras bandas, como COLOR, Gastunk, Gargoyle, BY-SEXUAL surgiram nessa mesma época, mas não vou estendar ainda mais esse post ;P Nas próximas postagem irei me aprofundar mais em cada vertente do visual Kei.


Youtube:

D'erlanger - La vie en rose
http://br.youtube.com/watch?v=7rAKdM6EpiM

Dead End - I Want Your Love (LIVE)
http://br.youtube.com/watch?v=iXsEde4lQMM

JUSTY-NASTY - JEALOUSY
http://br.youtube.com/watch?v=5-kfGK7zl5A

Buck-Tick - Sexual XXXX (live)
http://br.youtube.com/watch?v=5oIHmgmoDcM

Zi:KILL - What's
http://br.youtube.com/watch?v=z9Qy8-teuB0

X Japan - Vanishing Love (live)
http://br.youtube.com/watch?v=skjLCXLhvuM

0 comentários: