A linhagem visual: Nagoya Kei

quarta-feira, 14 de maio de 2008

O boom do Visual Kei deu-se início logo no início da década de 1990, e foi aí que realmente se definiu como seria a sonoridade e o visual da cena. Foi nessa época também que se iniciou uma cena bem específica, para ser mais exato na cidade de Nagoya.

A cena de Nagoya se destacou das demais cenas do Visual Kei por possuir um estilo mais característico, algo mais obscuro e de visual pesado.Isso se deu devido a ajuda mútua entre os integrantes de bandas, como Nagoya é uma cidade pequena fica mais fácil acontecer uma interação.Isso se deu também pelo fato dos habitantes de Nagoya não gostarem de forasteiros, ou seja, pessoas de outra região que não fosse Kanto (região formada por Nagoya, Osaka, Niigata e outras).Todo esse ambiente mais intimo colabora para uma característica sonora e visual das pessoas da cidade.

Não se sabe ao certo quando o Nagoya Kei nasceu, mas pode ter sido no fim da década de 1980 ou no inicio de 1990.Mesmo tendo traços sonoros tão distintos, com o tempo isso acaba se difundindo, principalmente hoje em dia com a internet, então a única forma de definir uma banda como Nagoya Kei é sendo ela formada nesta cidade, não importando que uma banda de outra região seja identica as de Nagoya.

- As três gerações do Nagoya Kei

--> Primeira (até 19xx - 1997):

Dizem ter começado com a banda Youka, também dizem ter começado com Silver~Rose, não faço idéia de qual é a verdade.O fato é que foi nessa época que surgiram muitas das bandas realmente grandes e que vieram a ser influencia dentro de fora de Nagoya.

O som da primeira geração foi muito influenciado pelo Gótico, Post-punk e o New Wave.


* Bandas da Primeira Geração:


Laputa – Vertigo
http://youtube.com/watch?v=6G07647cXKw


ROUAGE- Ever Blue
http://youtube.com/watch?v=k_NPjhQ_Qlw


Kuroyume - Autism
http://youtube.com/watch?v=fgiO98YmJnk



--> Segunda (1997 até 2002):

Eu não sei definir muito bem, acho que aqui as bandas começaram a experimentar vários tipos de som e somar ao som clássico.Temos o Grunge, Punk e o Gótico unindo-se de uma forma única.Foi, na minha opinião, uma época muito boa que deu azar de começar em plena queda de popularidade do Visual Kei no Japão. A banda que eu acho mais legal dessa época é o deadman.


* Bandas da Segunda Geração

Phobia - [VI]x2 Section]
http://youtube.com/watch?v=tUy8pLAzZsI

deadman - Follow the night light
http://youtube.com/watch?v=gpBijYcCHf0

Lamiel - Decadence
http://youtube.com/watch?v=1eeIgzM1IsU

Merry Go Round - Mai Hoshimura
http://youtube.com/watch?v=em_vyl4x538


--> Terceira (2003 até atualmente): Peso! Isso pode definir bem as bandas dessa época.A principal influencia aqui é o New Metal, muito Korn e SlipknotUma das primerias bandas da terceira geração chama-se Berry, foi uma grande influencia para as bandas posteriores.

Nop geral o visual ficou menos chamativo também, nada tão extravagante, se comparado as outras gerações.


* Bandas da Terceira Geração:

9GOATS BLACK OUT - sink
http://br.youtube.com/watch?v=YXA7REzrXBo

deathgaze - FAZE HUMAN. RAZE HUMAN
http://youtube.com/watch?v=-vEP2dG7IsM

lynch. - Adore
http://youtube.com/watch?v=YbSj3FwlJwA



….

0 comentários: