Kuroyume - Nakigara Wo...

domingo, 15 de fevereiro de 2009


Falar sobre Kuroyume é sempre difícil, a banda é um verdadeiro mito.Mas eu tinha quer postar algo deles aqui, é uma banda fundamental para todo fã de jrock, especialmente os de visual kei.

Nakigara Wo foi o primeiro álbum da banda, lançado sobre uma atmosfera de insegurança por parte de todo o grupo.Eles mal faziam idéia de que ele seria o primeiro passo para fama, e que inspirariam toda uma geração de bandas visual kei.Um ouvinte mais atento vai perceber o que falo facilmente.

Ainda não sei se este seria o melhor para se começar a ouvir, provavelmente não, mas foi ele foi o que me fez abrir os olhos para a banda e perceber o quanto são geniais.Aqui temos alguns dos hinos, como a sofrida UNDER..., e DEATH MASK, música esta que foi copiada incasavelmente por várias bandas.O PV dela foi a primeira encenação escatológica do Visual Kei, Kiyoharu comendo carne crua ainda inspirada muita banda de hoje em dia.Minhas músicas preferidas são DANCE 2 GARNET e Jyuujika Tono Tawamure, o modo como Shin toca com a guitarra é sensacional.

Confesso que a principio não suportava a banda, tudo me parecia muito confuso e parece que comecei ouvindo pelos lançamentos errados.Mas Kuroyume é assim mesmo, fazem aquele tipo de musica que vai crescendo dentro de você, até chegar num ponto em que não se consegue parar de ouvir, e no fim você se pega imaginando como demorou tanto parar conhecer algo tão magnífico.

Este som de difícil acesso se deve um pouco a voz excentrica de Kiyoharu, que é cheia de vibratos estranhos.Mas até hoje esse cara é um dos mais influentes, meio que todo mundo quer ser o novo Kiyoharu, e tenta cantar igual – não no timbre, mas na forma de impor a melodia com as letras.As bandas influenciadas por eles são infinitas, e vão do óbvio Dir en grey e Aliene Ma’riage até bandas mais pop, como SID, além de toda uma geração underground na década de 90.As vezes tenho a impressão de que não há uma única banda da segunda metade da década de 90 que não tenha sido influenciado por eles.

Num todo este álbum pode ser um bom ponto de partida, a voz de Kiyoharu ainda não era tão estranha e as músicas são cativantes – e mesmo as baladas conseguem grudar de forma surpreendente na cabeça.Mas caso vocês não gostem não tem problema, Daisuke vai postar tanto sobre eles aqui que serão obrigados a gostar :D

[1993.06.11] Nakigara Wo...
01. UNDER...
02. Shuumaku no Toki
03. DANCE 2 GARNET
04. Sanbika
05. Jyuujika Tono Tawamure
06. MISERY
07. If
08. JESUS
09. Shinainaru DEATH MASK
10. Nakigara wo
download

9 comentários:

Anônimo disse...

Esse album eh foda, foi o primeiro album q eu ouvi deles, um clássico.^^

Qnd penso em visual kei me lembro desse album!

Daisuke .S. disse...

Realmente, esse album é o mais puro Visual Rock, a música Jyuujika Tono Tawamure, para mim, é a base de tudo que já ouvi no Visual Kei.

Pedromv disse...

e eu como leigo nunca ouvi, mas vou reparar meu erro.

Pedromv disse...

Jyuujika Tono Tawamure é incrivelmente boa *_*
É nessas horas que eu vejo como tem coisa boa por ai q nem sei que existe, apesar de ja ter ouvido falar demais de Kuroyume só agora que sei como é bom, em busca da discografia pra curtir em sequencia, quem sabe assim eu entenda a evolução deles.

Daisuke .S. disse...

aconselho ouvir esse album até cansar, para depois ouvir outros e, só assim, notar mudanças as sutis e exageradas pela qual a banda passou.Kroyume praticamente muda a cada album, então é meio dificil isso de ouvir na sequencia.

Hiro disse...

Shin'ai naru DEATH MASK eh provavelmente a música que mais foi copiada por outras bandas! xD

As minhas preferidas são DANCE 2 GARNET, Jyuujika Tono Tawamure, MISERY, JESUS e Shin'ai naru DEATH MASK! ^^

Anônimo disse...

Sempre ouço falar das qualidades deles, mas até hoje só ouvi aleatoriamente e muito de vez em quando e achei no máximo "legalzinho". Tenho que tirar uma hora e parar para ouvir com mais cuidado, pois é fato que é clássico. Baixado e escutando...

Lara disse...

Meio que todo mundo quer ser o novo Kiyoharu, e tenta cantar igual – não no timbre, mas na forma de impor a melodia com as letras.

Um dois gigante aqui (como se precisasse). É uma das coisas que acho mais legais de se observar, e até engraçado, como me pego ouvindo certos trechos de músicas do Kuroyume e pensando "nossa, isso aqui parece banda tal" ou "parece fulano de tal cantando". Pensar que está diante daquilo que foi a raiz de coisas que você escutava bem antes é tão... sei lá, intrigante, lol. Acho que não sofri um choque tão grande justamente por ter me iniciado na banda já com esse pensamento bem grudado na cabeça.

Daisuke .S. disse...

Acho que por ouvir muita banda antiga eu acabo sempre fazendo associações.Depois de Kuroyume ouvir Dir en grey não é como antes lol